Quem somos?

site

Pergunta interessante. Pergunta profunda e filosófica. Deixando de lado muitos “ês” e “porquês”, podemos dizer que o Hiperbólico é feito por pessoas comuns, que buscam, contrariamente, sair um pouco desse ‘comum’ para pensá-lo de modo crítico e livre.

Objetivamente, o Hiperbólico visa à democratização dos recursos teóricos e metodológicos da filosofia na avaliação dos mais variados assuntos que cercam as pessoas cotidianamente. Visa, com isso, popularizar os saberes tidos como “acadêmicos”, aqueles produzidos nas universidade e centros de pesquisa, colocando nossos ouvintes, expectadores e leitores em contato com uma variedade de perfis de pesquisadores, de teorias e de conceitos do mundo filosófico e científico.

Entendemos que popularizar e democratizar a filosofia significa tornar mais presente o exercício da reflexão, da interrogação, do questionamento, enfim, da dúvida. O próprio nome desse nosso canal de escritos, de áudios e de vídeos na internet remete a esse peculiar aspecto da filosofia. O termo hiperbólico faz menção ao exercício de inquirições e de questionamentos inesgotáveis que qualquer sujeito pode realizar a respeito de tudo que o cerca e mesmo em relação a si mesmo. Por esse motivo, nós do Hiperbólico buscamos não nos contentarmos com algum posicionamento já estabelecido, algo dogmático, mas, sim, promover a abertura, o diálogo e a reflexão constante que colocam o conhecimento em movimento. Assim nosso lema, situado no interesse em colocar sempre as “perguntas em movimento”.

Com o objetivo de promover esse movimento, disponibilizaremos diversos conteúdos produzidos por diferentes pessoas comprometidas com certa atitude filosófica questionadora, uma “atitude hiperbólica”. Essas contribuições serão periodicamente oferecidas por meio das seguintes seções:

PODCAST: Quinzenalmente, nas segundas-feiras, uma questão cotidiana será tratada por nós, coordenadores do Hiperbólico, e por convidados mais que especiais e especializados.  Você pode assinar o feed do podcast e nos acompanhar por aqui mesmo pelo site ou pelo aplicativo de smartphone de sua preferência.

DITOS E ESCRITOS: É um espaço colaborativo de artigos de opinião, de ensaios e de resenhas sobre os mais variados assuntos do mundo acadêmico, do cotidiano e da cultura em geral.

VÍDEOS: Também de natureza colaborativa, esse espaço remete ao canal do Hiperbólico no YouTube e procurar colocar perguntas em movimento no movimento incessante da produção audiovisual de pequenas aulas, filmes curta-metragens, clipes, palestras, cursos, entre outros.

O design do site foi concebido pelo nosso amigo Alexandre Oliveira (http://alexandreoliveira.me/).

A trilha de abertura de nosso podcast, bem como a edição de som da maioria de nossos episódios é realizada pelo nosso amigo Prego e sua empresa UZINA MUSICAL (Com Z mesmo!). Contatos 43 99931-0057.

O Hiperbólico conta com muitos colaboradores e convidados e é coordenado por Douglas Lopes e Márcio Jarek.

Douglas Lopes é pai da Estela, poeta e professor de filosofia com mestrado sobre filosofia da mente. Se alguém quiser conferir suas “credenciais mais formais”, segue o link de seu currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7818615950975683

Márcio Jarek é igualmente professor de filosofia com mestrado e doutorado sobre o pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin. Seu currículo Lattes pode ser acessado no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/4520414020505730

Mauricio Bueno da Rosa  é doutorando em Educação pela UFSC, mestre em Filosofia pela PUC-PR e professor de filosofia do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires e na Academia de Justiça e Cidadania em Florianópolis. Seu currículo Lattes pode ser visualizado em: http://lattes.cnpq.br/9881608222559155

Subscribe on Android

Anúncios