#20 Jukebox: Filosofia e trilhas sonoras do cinema – especial com a Rádio Camélia

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Saudações caros e caras ouvintes do Hiperbólico e da Rádio Camélia!

No episódio de hoje reunimos 6 professores de filosofia para falar um pouco sobre filmes, mais especificamente, para apresentar suas trilhas favoritas na nossa jukebox cine-filosófica e aproveitar para indicar títulos excelentes para você curtir nesse período de pandemia.

A gravação desse episódio foi transmitida inicialmente pela Rádio Camélia, do nosso amigo (e também professor de filosofia) Paulo Dias, no dia 16 de maio último.

A Rádio Camélia é uma radioweb (quase como um podcast) e surgiu, contou-nos Paulo, de uma atividade extra-curricular da disciplina de filosofia em uma escola pública da região de Curitiba. O nome “Camélia” é uma bonita homenagem ao símbolo da abolição da escravidão no Brasil que ocorreu mais que tardiamente no ano de 1888. A programação da rádio pode ser vista, ouvida e compartilhada no seguinte endereço on-line: http://www.radiocamelia.com. 

No bate-papo de hoje, escolhendo suas músicas em nossa jukebox cine-filosófica e fazendo seus comentários, contamos com os seguintes amigos: O radialista Prof. Paulo Dias, o cinéfilo Prof. Alessandro Reina e o educador Prof. Edson Resende além, é claro, dos integrantes (também professores) da equipe do Hiperbólico Douglas LopesMárcio Jarek e Maurício Bueno.

Esperamos que gostem, curtam (e compartilhe) esse episódio!

Seguimos com vocês desejando de que tudo venha a ficar bem muito em breve e com todos!

Bora lá!

 

 

cover ep20

Ficha técnica do episódio:

#20 Jukebox: filosofia e trilhas sonoras do cinema – especial com a Rádio Camélia

Duração: 1:58’15”

Data: 21/05/2020

Produção: Douglas Lopes, Márcio Jarek, Maurício Rosa Bueno e Paulo Dias (Rádio Camélia).

Convidados:

*Alessandro Reina

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2005). É especialista em História Antiga e Medieval (2009) e em Filosofia da Educação (2011) e Mestre em educação pela UFPR (2014). Atualmente é doutorando em Educação (UFPR) e professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Paraná e dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, do Centro Universitário Claretiano, com produção de materiais bibliográficos voltados ao estudo do cinema, da filosofia e da educação. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino da Filosofia (NESEF-UFPR) desde 2005 e coordenador desde 2016 do Grupo de Estudos sobre Cinema e Ensino de Filosofia (GECEF) do Centro Universitário Claretiano. Atua nas áreas de filosofia da educação, cinema e cultura.

*Edson Resende

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Atualmente é professor do Governo do Estado do Paraná e professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP-PR. Pesquisador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia – NESEF/UFPR. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da filosofia, educação bilíngue, mapa conceitual, recepção filosófica e aprendizagem filosófica com surdos.

Filmes e trilhas sonoras comentadas: 

O Poderoso Chefão (The Godfather, Francis Ford Coppola, EUA, 1972)

Rocky (John G. Avildsen, EUA, 1976)

Memórias Póstumas de Brás Cubas (André Klotzel, Brasil, 2001)

Deus é brasileiro (Cacá Diegues, Brasil, 2003)

Diários de motocicleta (Walter Salles, Brasil, 2004)

Durval discos (Ana Muylaert, Brasil, 2002)

Na Natureza Selvagem (In to the wild, Sean Penn, EUA, 2007)

Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, EUA, 1979)

Central do Brasil (Walter Salles, Brasil, 1998)

1984 (Adaptações dos livros homônimos de George Orwell por Michael Anderson, Reino Unido, 1956 e Michael Radford, Canadá, 1984)

The Blues Brothers (Os irmãos cara de pau, Peter Gunn, EUA, 1980)

 

 

 

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