#17 O que o Coronavírus nos faz pensar?

ep 17 capa botao-baixar-maiorbotao-assinar-maiorbotao-compartilhar-maiorbotao-twittar-maior

Olá ouvintes do Hiperbólico!

Depois de refletir sobre “como adiar o fim do mundo” (#ep16) voltamos agora em um momento em que literalmente “a terra parou” diante de uma pandemia causada pelo novo Coronavírus, o COVID-19.

No mês atual (março de 2020) a maioria da população de diferentes países em todo o mundo se encontra em quarentena ou em confinamento para evitar contágio e a propagação (e isso não é um filme de ficção). E é nessa condição que produzimos o atual episódio de nosso podcast.    

A condição de pandemia mundial nos leva a refletir sobre diferentes aspectos da vida humana. Certamente essa condição nos levará a produzir, muito em breve, outros episódios do Hiperbólico.

Para contribuir com as reflexões nesse episódio mais que especial, em uma condição igualmente especial do mundo, contamos mais uma vez com a brilhantíssima participação de nosso amigo o Prof. Dr. Jorge Luiz Viesenteiner do departamento de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. O Prof. Jorge fala do local onde está hospedado (onde também está confinado) na Alemanha para onde foi para realizar pesquisa de pós-doutorado.

Com o Prof. Viesenteiner tivemos uma excelente e bastante crítica conversa que vai desde os relatos no Brasil e na Europa sobre a epidemia até as perspectivas necropolíticas da doença passando pelo comentário sobre diferentes momentos em que uma peste levou os filósofos a produzirem seus pensamentos. 

Com este episódio visamos contribuir um pouco com a compreensão deste terrível acontecimento mundial e servir de mais uma atividade ou uma companhia para quem agora está isolado ou confinado. 

Por favor, se gostar, curta e compartilhe esse episódio!

Seguimos com vocês aí na torcida de que tudo venha a ficar bem muito em breve e com todos!

Bora lá!

cover ep17

Ficha técnica do episódio:

#17 O que o Coronavírus nos faz pensar?

Duração: 1:40’36”

Data: 23/03/2020

Produção: Douglas Lopes e Márcio Jarek.

Convidado: Jorge Luiz Viesenteiner (http://lattes.cnpq.br/7444634503835464)

Trilha sonora utilizada: 

  • Na abertura do episódio você ouvirá a canção “O dia em que a Terra parou” (do álbum de mesmo título do ano de 1977) do cantor clássico do rock brasileiro Raul Seixas.
  • No final do episódio, como mensagem de esperança nesse momento difícil, você ouvirá a canção “Principia” do rapper Emicida com a participação do Pastor Henrique Vieira (álbum “Amarelo” de 2019).

Livros e artigos mencionados no episódio:

camus

CAMUS, Albert. A peste. São Paulo: Record, 2019.

necropolitica

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

VOLTAIRE. Cândido, ou o otimismo. São Paulo: Penguin/Cia das Letras, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Revista IHU Online, UNISINOS, São Leopoldo – Brasil, 27 de fev. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/596584-o-estado-de-excecao-provocado-por-uma-emergencia-imotivada 

BALBIM, Renato. A favela nos tempos do coronavírus. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo – Brasil, 17 de mar. 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-favela-nos-tempos-do-coronavirus/

BOTTON, Alain. Camus on the coronavirus. New York Times, Opinion, Nova Iorque – EUA, 19 de mar. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/19/opinion/coronavirus-camus-plague.html 

ZIZEK, Slavoj. Monitor and punish? Yes, please! The Philosophical Salon, Los Angeles – EUA, 16 de mar. 2020. Disponível em: http://thephilosophicalsalon.com/monitor-and-punish-yes-please/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.