#6 O que é filosofia latino-americana?
Olá ouvintes do Hiperbólico!
Hoje iremos tratar de um tema às vezes ignorado pela academia e por escritores brasileiros, mas que mesmo assim é debatido e ainda resiste: a filosofia na América Latina!
Ainda há dúvidas em relação a existência de uma filosofia propriamente latino-americana e de sua respectiva tradição de racionalidade distinta daquela produzida na Europa e na América do Norte.
Uma das facetas da filosofia latino-americana é aquela que reivindica justamente a independência do pensamento latino-americano das matrizes de tradição européia. Uma filosofia que se configure como filosofia da libertação.
Tendo seu período de maior exposição e discussão nas décadas de 1970 e 1980, e até mesmo enfrentando a acusação de muitos de que a filosofia da libertação teria acabado, hoje temos a oportunidade de conhecer mais sobre esse assunto e aprofundar essa discussão que com certeza tornará possível uma visão mais lúcida sobre o pensamento que é produzido na América Latina.
Para debater conosco essas e outras questões relativas aos caminhos do pensamento latino-americano, seus desafios e perspectivas temos o prazer de contar com Lucas Lipka Pedron e Rafael Atahayde, dedicados pesquisadores do Instituto de Filosofia da Libertação, o IFIL e do NESEF\UFPR.
Agradecemos a escolha e desejamos a todos uma ótima escuta e boas reflexões sobre nosso continente!
Bora lá e até a breve!
Ficha técnica do episódio:
#6 O que é filosofia latino-americana?
Duração: 01:28
Data: 15/07/2017
Produção: Douglas Lopes, Márcio Jarek e Maurício Bueno.
Convidados:
Lucas Lipka Pedron (http://lattes.cnpq.br/3752357040328715)
Rafael Athayde (http://lattes.cnpq.br/7822157559498048)
Trilha sonora utilizada:
Albúm “El Cuarto de Tula” do grupo musical cubano Buena Vista Social Club (Site: http://www.buenavistasocialclub.com/)
E tangos eletrônicos dos argentinos da Gotan Project (Site: http://www.gotanproject.com/)
Se você é compositor, envie a sua trilha para sonorizar o Hiperbólico através do email contato@hiperbolico.com.br ou do formulário disponível na postagem.
https://goo.gl/forms/tBXCBmAWZsO8mdMv2
Livros e reportagens mencionados no episódio:
ARANTES, Paulo Eduardo. Um Departamento Francês de Ultramar: Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
CPI da Funai aprova relatório que propõe ‘pacotão ruralista’ de leis. El pais. 16 de mai. de 2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/16/politica/1494888936_500014.html
DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. Tradução de George I. Maissiat. São Paulo: Paulus, 1995.
DUSSEL, Enrique. Para una ética de la liberacion latinoamericana. Tomos I e II. Ediciones Siglo XXI, Buenos Aires, 1973.
KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2010.
NERUDA, Pablo. Canto geral. Tradução de Paulo Mendes Campos. Rio de Janeiro: DIFEL, 1981.
ZEA, Leopoldo. La filosofia latinoamericana como filosofia sin más. México: Siglo Veintiuno, 1969.
Outros podcasts sobre o assunto:
http://filosofiapop.com.br/podcast/filosofia-pop-045-filosofia-latinoamericana/
Sugestões de sites e documentos para aprofundamento:
SOFISTE, Juarez. Filosofia Latino-americana: filosofia da libertação ou libertação da filosofia? Revista Ética & Filosofia Política (Volume 8, Número 1, junho/2005). Disponível em: http://www.ufjf.br/pensandobem/files/2009/10/Filosofia-Latino-americana-filosofia-da-liberta%C3%A7%C3%A3o-ou-liberta%C3%A7%C3%A3o-da-filosofia_-Juarez-Sofiste.pdf
Eventos, convites e afins:
Gostaria de receber notícias de publicação.
CurtirCurtir
Olá Ricardo!
Muito obrigado pela sua escuta. Contamos com pessoas como você para continuar o site. Para se manter atualizado sobre nossas postagens, sugiro assinar o feed de nosso podcast (pode utilizar o site ou um aplicativo de celular para isso). Fique a vontade de nos perguntar quando tiver alguma dúvida.
Grato.
Abraços
CurtirCurtir