#3 POR QUE FILOSOFIA? A filosofia e a Reforma do Ensino Médio.

Vitrine 3 botao-baixar-maiorbotao-assinar-maiorbotao-compartilhar-maiorbotao-twittar-maior

 

Saudações caros e caras ouvintes do Hiperbólico!

Agradecemos imensamente o sucesso que esse embrionário canal de divulgação e discussão de ideias filosóficas está fazendo! E esse sucesso é devido às suas escolhas e disposição em prestigiar nosso trabalho. Mais uma vez, somos muito gratos.

Assim, com muita satisfação levamos a vocês o terceiro episódio do Hiperbólico.

Esse episódio, mais que sério e grave, aborda a importância do ensino de filosofia na sociedade e discute as implicações da recente medida de reforma do Ensino Médio na presença, na condução e no valor da filosofia em nossas escolas.

Para debater conosco este tema urgentíssimo, e que a nosso ver não cabe em apenas um episódio do Hiperbólico, contamos com a presença de Delcio Junkes, doutor em filosofia e professor do departamento de educação da Universidade Federal do Paraná.

Como nos episódios anteriores, em sintonia com a discussão sobre a importância da filosofia e os desafios impostos pela reforma do Ensino Médio, trazemos os blocos “Cotidianidades” e “Catatau”. Na seção “Cotidianidades”, analisamos uma recente pesquisa britânica sobre as vantagens que o ensino de filosofia produz na educação como um todo. Já no bloco “Catatau”, apresentamos uma breve sinopse do livro “Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos”, organizado pelos pesquisadores Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira.

Continuamos a lembrar que esse episódio, assim como os anteriores, apresenta um trabalho colaborativo que está em permanente construção e revisão, por esse motivo, suas observações, sugestões e críticas ajudam a tornar esse canal cada vez melhor.

Uma ótima escuta a todos e todas!

Douglas e Márcio

Cover ep3

Ficha técnica do episódio:

#3 – Por que filosofia? A filosofia e a reforma do Ensino Médio.

Duração: 01:02

Data: 23/03/2017

Produção: Douglas Lopes e Márcio Jarek

Livros e reportagens mencionados no episódio:

  • KANT, I. Lógica. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
  • MARTINS, M.F.; PEREIRA, A. R. (Org.). Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

Trilha sonora utilizada:

Se você é compositor, envie a sua trilha para sonorizar o Hiperbólico através do email contato@hiperbolico.com.br

Sugestões para aprofundamento sobre o tema:

1. Outros podcasts sobre o ensino de filosofia e a reforma do ensino médio:

2. Artigos e documentos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s